Todos os anos, pela altura do Dia dos Namorados, organizamos no 8Oitenta uma Noite do Pijama para que os pais possam ter uma noite de folga sem filhos. Na verdade, nós só oferecemos esse tempo, porque não precisamos de organizar nada. Quem o faz são os alunos.
Trazem jantar, colchão, saco-cama e tratam de tudo. Uns cheios de entusiasmo, outros cheios de medo por passarem uma noite longe das famílias.
E até acalmar e adormecer há brincadeira, conversa, lutas de almofadas, filmes do Mr. Bean, aulas de dança e selfies, tudo espontâneo… a loucura! Mas uma loucura das boas, riquíssima, para todos.
Para os pais, é uma noite de adultos. Para descansar, para namorar sem horários, para fugir à rotina.
Para os filhos, uma noite que fica para sempre guardada na memória. A superação de desafios, desconfortos e saudades; a conquista de responsabilidades de tomar conta de si e dos outros.
E o grupo tem uma enorme amplitude de idades – dos 4 aos 18 anos . Cria-se uma dinâmica de família, parecem primos (!) e com isso ganham uma grande lição sobre cuidado, respeito, proteção e … parentalidade.
Para nós, o aprofundar das relações. Dormimos com eles e partilhamos ressonares, monitorizamos os sonhos e acordamos despenteados, ensonados, mas juntos!
Depois de voltarmos a casa e de uma ou duas noites bem dormidas, já todos contamos os dias para a próxima!
Mónica Chantre
Fevereiro 2018

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *