Finalmente acabou este primeiro período. Talvez o mais difícil para a maioria das crianças e das famílias e, certamente, o mais difícil para nós.

Voltar ao ritmo e à rotina custa sempre. Depois de três meses de férias, de sol e praia, de brincadeiras infinitas, de viver sem relógio, não é fácil e não apetece recomeçar.
Não apetece a ninguém. Mas enquanto nós, adultos, temos mais consciência do tempo e percebemos que há momentos de pausa e outros de trabalho, as crianças precisam da nossa ajuda para o compreender; para lidar com as novidades de mais um ano letivo, para estabilizar e se organizar e para sentirem e assumirem as suas responsabilidades.
Estimulá-las neste sentido é, acima de tudo, respeitá-las, porque é investir nelas e porque é dar resposta às suas necessidades.
[Mia Pringle – psicóloga que viveu no século XX – nomeou quatro necessidades básicas emocionais da criança: o amor e segurança, o estímulo, o reconhecimento e a responsabilidade.]

Foram três meses de muita estrutura e organização, e exigência em relação aos compromissos. Três meses de muito colo e conversas com as famílias para as confortar e para as relembrar que retomar o ritmo demora tempo, e que se nos mantivermos consistentes e coerentes as crianças ficam seguras, começam a ganhar auto-regulação e os resultados acabam por aparecer.
Pensávamos que lá para fevereiro as coisas estariam estabilizadas, mas enganámo-nos. Já em dezembro, estamos a sentir grandes conquistas de autonomia e reflexos disso nos resultados das avaliações escolares.
Mais importante ainda, estamos a sentir que as crianças estão orgulhosas de si próprias e as famílias estão tão mais descansadas e felizes.
E nós, a sentirmo-nos satisfeitas; com a sensação de missão “salva famílias” cumprida e com a certeza de que vale a pena sermos “chatas”!

Prometemos que nas férias nos esquecemos desse papel e vamos ser divertidas e prometemos também que o próximo período será mais fácil!

 

Maria Tomaz

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *