Como construir uma jangada à moda do 8Oitenta:

1 – Primeiro olhamos e tocamos as garrafas de plástico, recolhidas durante váárioooos meses. Apertamos, fizemos diferentes sons com o plástico, sentimos nas mãos, na cabeça… Uma série de experiências sensoriais para conhecermos e nos apropriarmos do material.

Educação democrática

2 – Depois de conversamos em grupo sobre o que poderíamos construir com tantas garrafas, decidimos que o produto final seria uma jangada.

3 – Decidimos espalmar todas as garrafas de plástico e colocar as tampas, porque achamos que, dessa forma, a jangada flutuaria melhor.

2

4 – Depois de pensar, visualizar e desenhar uma hipótese, todos os que quiseram, apresentaram os seus projetos e desenhos.

5 – Todos participaram na votação do melhor projeto.

3

6 – Execução: usando o corpo, fizemos a forma da jangada para perceber a relação entre as dimensões dos nossos corpos e a dimensão da jangada.

5

7 – Levantamo-nos para vermos “de cima” a forma da jangada. Só assim pudemos avaliar e reajustar.

 

 6

 

8 – Mudança de estratégia! Afinal, fica melhor se a forma for rectangular.

9 – Começamos a encarreirar as garrafas e colamo-las com fita cola para iniciar a estrutura.

 

7

10 – Entretanto, uma nova dúvida surgiu: será que as garrafas flutuam melhor espalmadas? Fizemos a experiência com uma garrafa para comprovar.
8
11 – Percebemos que, afinal, as garrafas flutuam melhor se não estiverem espalmadas e estiverem cheias de ar.
12 – Desfizemos tudo o que estava feito, para endireitar as garrafas e… vamos reiniciar! Porque o erro é a oportunidade de pensar outra vez e fazer melhor.

E tudo isto é trabalho em equipa!
Tudo isto é física, matemática, lógica, comunicação verbal, pensamento crítico, expressão artística, trabalho cooperativo, educação democrática…. as múltiplas inteligências a serem usadas e estimuladas!

E, claro, aproveitamos para conversar sobre o uso do plástico e tomar consciência da importância dos 3Rs.

Vamos continuar este projeto nas próximas sessões de Clube Maker*. E se continuar a chover assim, um dia ainda vamos testar a jangada aqui na Ribeira da Várzea de Colares!

 

 

*O Clube Maker é um espaço para fazedores! Para alunos dos 5 aos 12 anos, cientistas, curiosos, construtores e inventores prontos para explorar a ciência, a tecnologia e as artes. As sessões acontecem todas as terças-feiras, no 8Oitenta Sintra Family Center às 18h00. Para reservar uma aula experimental gratuita, contactem 916761020 ou enviem e-mail para geral@8Oitenta.com.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *